domingo, julho 24, 2011

Resenha de O Clube do Filme - David Gilmour

Título: The Film Club
Autor (a): David Gilmour
Editora: Intrínseca 
Páginas: 240


Gostei muito de ler O Clube do Filme porque é um livro onde fala de muitos filmes famosos como O Exorcista, O Poderoso Chefão, Rocky III, Robocop, entre outros. Gostei muito do perfil de David Gilmour - um pai que deixa seu filho fazer suas próprias escolhas, mas sempre o orientando para que não se entregue ao caminho errado. Confesso que me decepcionei um pouco com o livro, mas não quer dizer que eu não tenha gostado. Recomendo ele à todos que gostam de ler sobre filmes de todas as épocas. Vou contar um pouco dele.
David Gilmour é um crítico de cinema desempregado e com seu dinheiro contado,ou seja, estava passando por uma fase complicada de sua vida. Além disso, seu filho Jesse, de apenas 15 anos colecionava notas horríveis em todas as disciplinas e um certo dia diz para o pai que queria largar a escola. Loucura, não? David então, faz uma proposta: Jesse poderia largar a escola - e ficar sem trabalhar e pagar aluguel - só que teria que assistir a três filmes por semana, todos escolhidos pelo pai. Assim surgiu o do Filme...
Jesse assiste a todos os tipos de filmes: desde O Exorcista, de William Friedkin à Plano 9 do Espaço Sideral, de Ed Wood - um dos piores filmes que já fizeram na opinião de David. Sua educação seria dada através de todos esses filmes, pois em alguns deles, David pergunta à Jesse no final de filme se ele compreendeu o sentido do filme. A mensagem que o filme passa para as pessoas.
O livro também mostra um pouco da vida de Jesse, que se envolve com várias garotas e sempre "quebra a cara" com elas, pois na opinião dele, elas não davam valor para ele. Seu conselheiro é David, que não faz nada mais, nada menos que a função de um pai: aconselhar um filho. David explica que Jesse ainda é muito novo e que tem muito ainda que aprender. Todos os sentimentos de Jesse são identificados nos filmes - alguns nem tão bons assim - e David sita o exemplo dele mesmo não só em relação às mulheres, mas sim em relação à vida.
O garoto então decide virar músico. Escreve lindas cansões e outras com letras amargas e humilhantes - como a que fez para uma menina chamada Chloë Stanton McCabe - e se apresenta no clube El Mocambo, em Chinatown, onde morava quando tinha 19 anos.
Durante a apresentação, David vê o resultado de todo aquele ensino que deu à seu filho por base de filmes, todas as escolhas que deixou Jesse fazer. Será que Jesse ainda é o mesmo garoto rebelde que não quer nada da vida?  

0 comentários:

Postar um comentário