sábado, setembro 10, 2011

Resenha de O Vendedor de Sonhos: O Chamado - Augusto Cury

Título: O Vendedor de Sonhos: O Chamado
Série: O Vendedor de Sonhos
Volume: 1
Autor (a): Augusto Cury
Editora: Academia
Páginas: 295


O Vendedor de Sonhos foi o primeiro livro brasileiro que eu li. Achei muito interessante, pois fala de um assunto que infelizmente, é a realidade do nosso mundo, onde ser humanos deixaram de sonhar, de viver como seres humanos e passaram a ser máquinas de trabalho, querendo ou não.
Júlio César, o personagem que narra o livro, me emocionou muito, pois antes de conhecer o vendedor de sonhos, tentara se matar por motivos que vinha carregando a algum tempo. Livro muito indicado para pessoas que precisam mais de uma auto-ajuda e pessoas que gostam de pensar, refletir sobre suas vidas e quem realmente são. Muito bom! Vou contar um pouco do livro:
Um homem tentaria se matar se atirando de um prédio e deixando todos seus familiares para trás, quando misteriosamente surge um peregrino que se diz um "vendedor de sonhos" e o questiona se ele realmente deve cometer tal suicídio.  Por incrível que pareça, o vendedor de sonhos foi a única pessoa que não se assustara quando o suicida dizia que pularia e se mataria. Contudo, o homem mostra ao desesperado suicida que a vida não é como nós vemos nas televisões. Mostra que a vida está aí para ser vivida. Que se ele cometesse o suicídio, não mataria apenas ele, mas sim as pessoas que o amam e se preocupam com o homem.
Depois de convencido de que não deveria se matar, Júlio César resolve seguir o misterioso homem, o qual é chamado de "mestre". Os dois viajam pela cidade a procura de pessoas para vender sonhos. Na viajem, encontram outras pessoas que estavam no momento mais crítico de suas vidas: quando se questionam sobre a vida que levaram, e então, convidam a segui-lo e ajuda-lo a fazer da cidade, um lugar de sonhadores. Um lugar de seres humanos de verdade, com sonhos, metas e o mais importante: o amor ao próximo.
Infelizmente, o vendedor de sonhos, assim como cria seguidores e admiradores, cria inimigos que desejam derruba-lo e mostrar para a cidade que na verdade este homem seria um louco. Assim, eles dizem para os seguidores do mestre, que o conduzem até o estádio dá cidade para lhe fazer uma homenagem, quando na verdade, mostram quem o homem realmente é.
Será que todos estavam enganados? Será que ele é só mais um louco que abita nosso país? Será que todos que o seguiram, na verdade só se meteram em roubadas atoa? 
O livro fará você chorar, rir e pensar muito sobre sua vida.

1 comentários:

Igor Gouveia disse...

Já li alguns do August, mas não esse :} Parece ser bem legal. :D

Igor Gouveia
http://25conto.blogspot.com/

Postar um comentário